terça-feira, 31 de março de 2009

Exercício físico


Exercício físico reduz incidência de doenças cardiovasculares em Diabéticos

Investigadores da Universidade de Harvard, nos EUA, afirmam que a actividade física regular reduz o risco de enfartes e tromboses em diabéticos.

 Pode ser algo tão simples como um passeio a pé, correr ou nadar, informam cientistas na revista "Annals of Internal Medicine" do dia 16 de Janeiro. O facto é que o exercício ajuda a prevenir doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2, frequentemente chamada de diabetes do adulto.

 O risco de doenças cardíacas é 2 a 4 vezes superior em pessoas diabéticas do que na população em geral, e em mulheres o risco é de 3 a 5 vezes maior. "Que o exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares na população em geral já era conhecido, mas não era claro o seu benefício em pessoas com diabetes tipo 2, pois pode haver complicações". Existem vários factores a ter em conta no exercício físico do diabético porque diminui a taxa de açúcar no sangue, podendo induzir hipoglicémia, havendo a necessidade de ajustar a quantidade de insulina a ser administrada ao doente. O exercício em si pode ser problemático para o paciente já que a diabetes é responsável por danos nos nervos das pernas e dos pés.

 Este estudo revela que uma actividade física moderada, como andar depressa, beneficia muito os diabéticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário