terça-feira, 31 de março de 2009

Alimentos saudáveis

        Alimentos saudáveis e gostosos ajudam a combater as doenças de coração

 

Maçã, aveia, alho, soja, azeite de oliva extra, tomate, castanha-do-pará, iogurte, semente de linhaça e uva. Quem diria que alimentos tão saborosos estariam na lista dos mais eficientes ao combate as doenças e ao envelhecimento?

A maçã, por exemplo, quando consumida regularmente, ajuda a retardar o envelhecimento da pele. "Por ser rica em fibras e vitamina C, a maçã reduz o risco de cancro e deixa o sistema imunológico mais forte e jovem", explica o médico nutricionista Máximo Asinelli que ainda garante que uma maçã pequena com casca tem o mesmo poder que o sumo de laranja. Ela ainda é uma óptima aliada para manter o colesterol em bons níveis.

Já a aveia, que é o cereal mais rico em fibras, é óptima para prevenir doenças cardiovasculares, a aterosclerose, o envelhecimento dos tecidos e a hipertensão arterial.·
"O consumo de um grama de alho diariamente reduz em até 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias", acrescenta Asinelli. Além disso, o alho reduz a pressão arterial, é bom para o coração, diminuindo o nível de colesterol ruim e aumentando o nível do bom e ajuda a combater vírus e infecções.

A soja é outro alimento que entra para a lista, pelo seu alto teor proteico. A quantidade recomendada por dia é de 150 gramas, o que equivale a uma xícara de chá. "Se as mulheres consomem soja regularmente a partir dos 25 anos, elas enfrentarão a menopausa com mais facilidade, pois ela mantém os níveis de hormonas mais regulados", esclarece o nutrólogo.·

O azeite " extra virgem" é um outro alimento que traz muitos benefícios, uma colher de sopa por dia ajuda a prevenir muitas doenças, como o cancro. "Uma dica é trocar a margarina ou a manteiga pelo azeite, essa atitude diminui em até 40% os riscos de doenças cardíacas", aconselha Asinelli.

Outro aliado é o tomate, alimento de baixa caloria e de fácil consumo. Um tomate por semana pode diminuir até 40% o risco de cancro de esófago. Mas Asinelli recomenda que se compre sempre produtos vermelhos, firmes e com a casca lisa e preferencialmente de agricultura orgânica.

A castanha-do-pará por sua vez pode deixar as mulheres três anos e meio mais jovens e os homens quatro anos e meio. Cinco nozes por dia já fazem toda a diferença.
O iogurte também entra na lista por ser rico em proteínas, zinco e vitaminas A e complexo B. Além de equilibrar a microflora intestinal, previne infecções e reduz o risco de cancro de intestino e atenua as temidas olheiras.

"A semente de linhaça é uma das fontes mais importantes de ómega 3, mais que o dobro que o salmão. Assim, quem não come peixe pode aproveitar os benefícios do ómega 3 e evitar doenças cardiovasculares, trombose e pressão alta", elucida Asinelli.
A uva pode ser incorporada como uma opção de sobremesa saudável e saborosa. É uma fruta riquíssima em fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva que ajuda o sistema imunológico e deixa as artérias mais jovens. Assim, esse alimento também é excelente para reduzir os riscos de cancro, derrame, doenças do coração e perda de memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário